Repete dentro de ti o nome de Jesus. Uma e outra vez. Sem pressas. Não corras. Relembra-te do que Ele significa para ti, do que Ele fez por ti, do quanto Ele te ama.

Ele convida-te a trilhar com Ele este caminho. A atreveres-Te a viver esta Quaresma.

É um caminho exigente. Exige de ti aquilo que nunca pensaste ser capaz de fazer. Pede-te o que nunca pensaste ser capaz de dar. Exige que continues a caminhar mesmo que não saibas por onde ir, mesmo que não te conheças, mesmo que tenhas medo… até que chegues ao fim deste caminho. Mas o fim do caminho não é o fim de ti mesmo. É o princípio do melhor de ti. É o teu renascer com Jesus, é a tua libertação.

Hoje, a última paragem é no teu coração. Sabes que o tempo de Quaresma é um tempo para parares e refletires. Tens 40 dias, podes caminhar devagar e viver verdadeiramente esta viagem.

São 40 dias de escolhas: Escolhas de “por onde vou?”, “que passo darei a seguir?”. Escolhas que só tu podes fazer de “sim ou não?” sempre que enfrentares uma nova tentação.

São 40 dias para aprender: para aprender a amar de novo, para aprender a não desanimar sempre que o caminho se torna difícil, para aprender a ultrapassar as barreiras, a enfrentar os desafios mais difíceis sempre de cabeça erguida, a levantar-te uma e outra vez sempre que caíres.

São 40 dias de mudanças, em que podes olhar, ver o caminho, ver aquilo que percorreste, aquilo que conseguiste alcançar. Medir com calma o próximo passo a dar. Saborear as pequenas vitórias mas também relembrar os erros que te ajudam a crescer e a permanecer simples e humilde.

São 40 dias para pensares no rumo que estás a dar à tua vida, naquilo que precisas de mudar, naquilo que te pesa e que precisas de deixar na berma da estrada para poderes chegar à tua meta.

São 40 dias em que podes olhar o horizonte e imaginar tudo aquilo que podes alcançar, tudo aquilo que podes mudar, tudo aquilo que podes fazer melhor.

No silêncio da noite, a voz do Teu Senhor ecoa e diz-Te:

Chegou a tua hora. Quaresma é reflexão, é conversão. É arriscar, avançar sem medo, caminhar. Chegou o momento de deixares morrer em ti aquilo que te afasta de mim. Porque só morrendo farás nascer em ti algo novo.

Por isso vai, ergue os teus braços e semeia. Ainda que a noite persista e te tolde olhar, semeia luz. Nos lugares escuros, na solidão, na tempestade, espalha flores e sorrisos. Se o medo fizer tremer a tua mão, busca forças em mim e lança pelo mundo a minha semente de amor. E neste mundo de guerra, ao som dos canhões, neste solo crivado de minas e de balas, leva a minha paz a todas as casas. Foste criado no meu amor e por isso podes semear amor em todo lado.

Repete dentro de ti o nome de Jesus. Uma e outra vez. Sem pressas. Não corras. Relembra-te do que Ele significa para ti, do que Ele fez por ti, do quanto Ele te ama. Ele convida-te a trilhar com Ele este caminho. A atreveres-Te a viver esta Quaresma. Nada te impede e Deus espera por ti. Qual vai ser a tua resposta? Sim ou não?

Podes avançar sem medo pois a cada passo dês, a cada pedra que te faça cair, a cada muro que destruas… Ele estará junto a ti.