Foi ontem que os torneios de futebol fizeram o seu muito aguardado regresso à Família ADONAI. Atuais e ex-elementos do Grupo juntaram-se no colégio La Salle para tirar a ferrugem e correr atrás do ‘mítico’ esférico.

O primeiro jogo colocou frente-a-frente as camadas jovens da Família. Cheios de genica, os 20 minutos de jogo deram lugar a um empate a duas bolas entre Os D’Agora – equipa composta apenas por atuais elementos do Grupo ADONAI – e o Frei Zé Maria FC – coletivo resutante de uma aliança entre a flor da juventude e a sabedoria de idades mais maduras.

O Frei Zé Maria FC seguiu motivado para o jogo seguinte, contra os Campistões – uma equipa formada por experientes elementos de cabelo grisalho, repletos de vontade de provar que são eles quem dominam o jogo na Família. E assim foram um osso duro de roer para o Frei Zé Maria FC, que venceu apenas com uma vantagem de 1 golo, sendo o resultado final um renhido 3-2.

Já o terceiro jogo da Liga marcou o início da queda dos Campistões. Apesar dos seus melhores esforços, esta equipa sucumbiu à energia da equipa com sangue mais novo, saindo derrotados por uns estonteantes 5-1, em que nenhum jogador d’Os D’Agora chegou a bisar.

Após uma merecida pausa para uma bifana e uma bebida fresca, a Liga ADONAI voltou com um novo embate entre Frei Zé Maria FC e Os D’Agora. A equipa de atuais elementos do Grupo não conseguiu lidar com a superioridade do Frei Zé Maria FC, que venceu com vantagem de dois golos. 3-1 foi o resultado final.

Foi ao quinto jogo que o Frei Zé Maria FC se sagrou campeão da Liga ADONAI 2016. O esquadrão mais equilibrado do torneio derrotou de novo os Campistões, também por 3-1. Por decisão unânime, o sexto e último jogo não se realizou. Afinal de contas, havia jogo da seleção de todos nós para ver dali a pouco mais de uma hora.

Assim, após a entrega dos troféus – 1º para o Frei Zé Maria FC, 2º para Os D’Agora e 3º para os Campistões – todos se dirigiram a casa para sofrer durante 117 minutos, até que Quaresma empurrou Portugal para os quarto-de-final do grande torneio europeu.