O Grupo Adonai reuniu-se este sábado, junto com alguns catequistas do centro de catequese da comunidade que aceitaram o convite, durante a tarde e noite para ter a sua primeira formação deste ano. No seguimento da formação do ano passado sobre São Marcos, evangelista do Ano B, o Hugo Fernandes voltou para falar agora sobre São Lucas, que será o evangelista do Ano C, a começar no primeiro domingo do Advento.

Durante a tarde percebemos as diferenças entre o Evangelho escrito por Marcos e aquele escrito por Lucas, tendo também discutido as características de S. Lucas, a quem o seu Evangelho é dirigido, do que fala e como relata os acontecimentos da vida de Jesus Cristo e não só. De seguida, em grupos, procurámos e encontrámos no Evangelho segundo São Lucas essas mesmas características e referências em várias passsagens.

Depois de um pequeno lanche, a formação focou-se na parábola do Filho Pródigo, exclusiva de Lucas, que foca o seu caráter de “evangelista da misericórdia” e, após o jantar, o encontro terminou com uma pequena oração para refletir sobre o dia e as aprendizagens e novo conhecimento que cada um de nós adquiriu sobre este evangelista.